Armindo Peixoto, CEO da Armipex, foi nosso convidado na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve a importância do papel do tecido empresarial para a sustentabilidade ambiental do planeta.
A Armipex tem vindo, ao longo dos anos, a procurar adaptar a conceção e produção dos seus produtos tendo como premissa soluções mais ecológicas. Uma das grandes mudanças na produção foi a substituição de colas químicas por colas à base de água. A implementação de painéis solares, que garante 40% do consumo energético da empresa, e a eliminação do papel figuram também entre as medidas implementadas. Desta forma, a Armipex garante que os produtos seguem os parâmetros de qualidade previamente estabelecidos e assegura o correto funcionamento de todos os processos, ao mesmo tempo que diminui o impacto ambiental da sua produção.
Apesar do processo de colagem se tornar mais complexo, uma vez que para cumprir as exigências de qualidade tem de se usar tempos de colagem e reativação mais rigorosos, devido à reação química da cola, a Armipex revela-nos que todo esforço compensa para preservar o ambiente.
Também o uso de painéis solares na fábrica permite a esta empresa uma redução de 53% de emissões de CO2, por cada sapato produzido, tendo assim um maior aproveitamento energético.
A utilização dos meios informáticos para a diminuição e até eliminação da utilização do papel, torna-a mais ecológica e eficiente. Em complemento a estas inovações sustentáveis, a Armipex utiliza, ainda, fita cola, linhas e solas recicladas.
A nossa rúbrica…
Fiquem atentos!
[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]