Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

APED Retail Summit 2023 debate a sustentabilidade

aped-retail-summit-essencia-ambiente

O contributo que as empresas podem dar para enfrentar os desafios ambientais e sociais atuais e futuros e a capacidade de conciliar o desempenho financeiro e a responsabilidade social são alguns dos temas em discussão no APED Retail Summit | Better Together, no próximo dia 30 de março. Para lançar o debate e dar a conhecer uma visão inovadora sobre esta temática, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição traz até Lisboa Paul Polman, uma das referências globais nesta matéria e co-autor do best-seller “Net Positive – Diferença Positiva: Empresas Corajosas Dão Mais do que Tiram”.

Num momento em que as empresas de todos os setores, e em particular do retalho e da distribuição, são desafiadas a tornaram-se mais competitivas, eficientes e sustentáveis, através de um uso racional dos limitados recursos à sua disposição, reduzindo a sua pegada ecológica e procurando assegurar o futuro às próximas gerações, a APED dá um contributo importante para colocar o debate sobre a responsabilidade social das empresas no centro da discussão, ao trazer a Portugal um nome incontornável nestas temáticas. 

UM DEBATE QUE IRÁ FAZER REFLETIR O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES

Paul Polman defende que é possível as empresas darem mais do que recebem, sem comprometerem os seus resultados. Co-autor do livro “Net Positive – Diferença Positiva: Empresas Corajosas Dão Mais do que Tiram”, Paul Polman acredita que os desafios atuais só serão superados através de parcerias sólidas e disruptivas dentro dos setores, que promovam a mudança. Tem abordado a necessidade de as empresas se comprometerem com desafios a longo prazo, assentes numa perspetiva multi-stakeholder, como o caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que ajudou a desenvolver.

Sob o mote “Better Together”, o APED Retail Summit vai reunir este ano especialistas nacionais e internacionais que partilharão a sua visão e reflexão em temas distintos como geopolítica, pessoas, sustentabilidade, tecnologia, tendências, bem como a importância de estímulos às empresas e à economia.

Michel Barnier, antigo ministro francês da Sustentabilidade, ex-comissário europeu e negociador-chefe da União Europeia para o Brexit entre 2016 e 2021, é o keynote speaker da edição deste ano do APED Retail Summit. Num ano marcado pela incerteza face ao desenrolar do conflito na Ucrânia e os efeitos económicos e sociais que se estão a fazer sentir junto das famílias e das empresas, Michel Barnier apresentará a sua visão sobre os desafios colocados pelo panorama internacional e o caminho que deverá ser percorrido para reforçar a relevância política, económica e social do espaço comunitário e com impacto no nosso país.

O APED Retail Summit é o evento de referência no debate e antecipação das tendências futuras do setor do Retalho e da Distribuição. A iniciativa materializa o compromisso deste setor na dinamização da economia e do bem-estar dos consumidores, ao mesmo tempo que procura contribuir de forma construtiva para novas soluções que criem valor para a sociedade.