“Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!” e “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!” são os motes da campanha da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) que promove a reciclagem e o consumo sustentável de plásticos de uso único. O objetivo? Sensibilizar os consumidores para colocar o plástico no local adequado para reciclagem e apelar, consequentemente, para a reutilização.
UM APELO À REFLEXÃO AMBIENTAL
A iniciativa pretende, assim, passar duas mensagens complementares ao consumidor. Por um lado, um apelo para reciclar e para a correta deposição das embalagens no ecoponto quando já não são necessárias, prevenindo, assim, a poluição dos solos, dos oceanos e das praias. Através do mote “Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!”, são apresentados exemplos de embalagens que, após a utilização, devem ser colocadas no ecoponto amarelo, como, por exemplo, garrafas de bebidas em plástico, embalagens de detergente, embalagens de alimentos para consumo imediato e sacos de plástico leves.
Por outro lado, a campanha pretende convidar os consumidores a trazerem os seus recipientes reutilizáveis na visita aos espaços comerciais. Comportamentos como trazer a caixa de plástico reutilizável para substituir as embalagens de plástico do take-away, levar garrafa reutilizável como alternativa às garrafas de plástico de uso único e usar sacos reutilizáveis, na zona de frutas e legumes e para levar as compras comodamente para casa, materializam o mote “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!”.
Para Gonçalo Lobo Xavier, Diretor Geral da APED, “esta campanha materializa mais uma vez o compromisso do setor do Retalho e Distribuição na promoção das melhores práticas de sustentabilidade, não só na sua operação diária e na relação com fornecedores e parceiros, mas também junto dos consumidores.” Salientando que “com esta campanha damos um novo passo de sensibilização junto da comunidade, convidando-a a adotar comportamentos no seu dia-a-dia que podem fazer a diferença no presente e no futuro rumo à sustentabilidade”.
De acordo com a APED “a sustentabilidade constitui um eixo estratégico da APED. A cooperação entre os vários intervenientes na cadeia de valor permite a integridade, transparência e eficácia dos resultados e é um princípio que o setor da Distribuição defende na sua atuação.”
Desta forma, a APED e os seus associados estão comprometidos com uma melhoria contínua do desempenho ambiental do setor e para a transição para uma economia mais circular e de baixo carbono, visando sempre o uso eficiente dos recursos, o consumo sustentável, a defesa do bem comum e o bem-estar dos clientes e dos colaboradores.