Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

António Guterres pede cooperação para prevenir alterações climáticas

alteraçoes-climaticas-onu-essencia-ambiente

O nosso maior desafio e a nossa maior oportunidade é usar esta crise como uma oportunidade para criar um mundo mais verde, justo e sustentável”, destaca António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). No Parlamento Europeu, o mesmo refere que a pandemia, a ação climática e os crimes cibernéticos são alguns dos assuntos que requerem uma cooperação estreita. António Guterres definiu como prioridade, neste segundo mandato, a construção de uma cooperação mundial mais eficaz, de forma a prevenir alterações climáticas, conflitos, pandemias, pobreza e desigualdades.

O secretário-geral da ONU destacou como a pandemia da COVID-19 ampliou, a nível mundial, as desigualdades económicas, sociais e ambientais, as capacidades limitadas dos sistemas de saúde, educação e financeiros, a violência e desigualdade de género e a fragilidade para com as ameaças cibernéticas.

É PRECISO CUMPRIR OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

É preciso ir mais longe e, mais do que nunca, a Agenda 2030 e os nossos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser o nosso caminho coletivo”, refere António Guterres que reforça a ideia de que a procura de emissões líquidas zero deve tornar-se o novo normal para todos.

Assim, todos os países, empresas, cidades e instituições financeiras, incluindo setores-chave como aviação, transporte marítimo, indústria e agricultura e todos os compromissos com o zero líquido devem ser sustentados por datas claras para acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis e finanças, bem como planos credíveis para reduzir as emissões pela metade até 2030, o mais tardar.

De acordo com António Guterres, “a resiliência também deve ser uma prioridade global, com muitos países na linha de frente da crise climática.” Desta forma, é imperativo apoiar os países em desenvolvimento para que estes se adaptem e criarem resiliência aos impactos climáticos atuais e futuros.