Procurar
Close this search box.

Alto Minho adota Carta Europeia do Turismo Sustentável

turismo-sustentavel-essencia-ambiente

Ciente da importância de transformar o planeta num lugar melhor, a região do Alto Minho está a dar passos largos na sustentabilidade ambiental. Prova disso, é que é a primeira região em Portugal a adotar a Carta Europeia do Turismo Sustentável.

Além da existência de espaços de grande valor natural que conferem a primeira condição de aptidão para o Turismo de Natureza, o Alto Minho dispõe da diversidade de recursos culturais, patrimoniais e náuticos que lhe concedem um vasto leque de oportunidades em competitividade territorial.

OBJETIVOS DA CARTA EUROPEIA DO TURISMO SUSTENTÁVEL

 A Carta Europeia de Turismo Sustentável promove o desenvolvimento sustentável da região, de modo a permitir responder às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes sem comprometer as das gerações futuras.

Uma estratégia que assenta em quatro objetivos fundamentais: a conservação e valorização do património, o desenvolvimento social e económico, a preservação e melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e gestão dos fluxos de visitantes e o aumento da qualidade da oferta turística.

Esta carta tem, ainda, o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas e classificadas. Proteger e valorizar o património natural e cultural, providenciar aos visitantes uma experiência de qualidade durante a sua visita e estimular a oferta de produtos turísticos que permitam a descoberta e a compreensão do meio natural e cultural da área protegida, são alguns dos pontos que serão desenvolvidos na estratégia do turismo sustentável.

Esta estratégia fomenta, também, o aumento dos benefícios do turismo na economia local, monitoriza os fluxos de visitantes para reduzir os impactos negativos e aumenta o conhecimento sobre a área protegida e sobre os assuntos da sustentabilidade entre todos aqueles que estão envolvidos no turismo.

Em prol de um mundo mais sustentável, o Alto Minho garante, assim, estratégias essenciais para um turismo sustentável. Excelentes iniciativas que contribuem para um mundo mais equilibrado, ecológico e verde.