Procurar
Close this search box.

Como as alterações climáticas estão a levar à escassez de alimentos

escassez-alimentacao-essencia-ambiente

Quando surge o tema alterações climáticas pensamos, desde logo, em calor extremo, seca e falta de água ou em fenómenos meteorológicos extremos como demasiado frio, fortes tempestades, ou nevões. Embora estas sejam, de facto, algumas das suas consequências temos de pensar no que advém destes fenómenos. Nem sempre pensamos como estes fatores afetam as colheitas e fazem com que certas culturas não se deem mais num determinado local. Desta forma, a escassez de alimentos é uma consequência grave, mas muitas vezes negligenciada das alterações climáticas e o número de pessoas afetadas pela mesma vai continuar a crescer nos anos que se avizinham.

ALIMENTOS AFETADOS

As malaguetas são alimentos cuja disponibilidade é afetada pelas alterações climáticas. E não ficamos por aqui. Produtores de mostarda em países como a França e o Canadá já reportaram reduções na produção.

As ondas de calor, mudanças nos padrões de precipitação, cheias e tempestades mais fortes são as principais razões que levam, também, à falta de alimentos como o trigo, as maçãs, o milho, o café e até o vinho e o chocolate.

Carolyn Dimitri, Professora de Estudos de Nutrição e Comida, na Universidade de Nova Iorque, refere que “quase tudo o que cultivamos aqui nos Estados Unidos está sob algum tipo de stress climático”.

CEREAIS VULNERÁVEIS

Os cereais são uma cultura frágil no que diz respeito às alterações no clima e os problemas em plantações de milho e trigo vão além dos E.U.A. e chegam a outras potências, como a Índia. Nesse tópico, a própria Carolyn Dimitri aponta que a crise a que assistimos atualmente na Ucrânia não ajuda, pois, o país também é um grande produtor de cereais.

FRUTA E CHOCOLATE

A fruta, nomeadamente as maçãs, também é afetada. Em estados americanos como o Wisconsin e Michigan, a colheita de maçãs já é prejudicada devido a geadas fortes no período na primavera. Estes padrões levam a decréscimos nas plantações, o que afeta a qualidade e quantidade de produtos.

É, ainda, esperada que a crise climática afete a produção de cacau, devido à falta de água em países do oeste africano, o que vai levar a uma escassez de chocolate.

Existem cada vez mais informações sobre o impacto que as alterações climáticas têm no ambiente como na população em geral. Por isso, cabe a cada indivíduo refletir sobre isso e agir de forma imediata. Começar com pequenas ações no dia a dia pode fazer verdadeiramente a diferença.