Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Almeirim on Bike: bicicletas vendidas em metade do tempo previsto

bicicleta-almeirim-essencia-ambiente

Em maio deste ano, Almeirim anunciou a Almeirim on Bike que tinha como objetivo diminuir a dependência do transporte por carro, no município. Deste modo, o concelho passou a trabalhar no sentido da neutralidade carbónica, melhorando a qualidade do ar para os seus residentes.

Além disso, esta iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim pretendia proporcionar um boost aos negócios locais e à qualidade de vida geral dos seus habitantes. Para tal, foi promovida a adquisição de 200 bicicletas, em lojas aderentes, cujo custo iria ser coberto em 50% pela própria Câmara.

RESULTADO DA INICIATIVA

O autarca de Almeirim, Pedro Ribeiro, rotula o programa como um autêntico sucesso referendo que “a iniciativa apoiava até 150 euros a compra de uma bicicleta e foi um incentivo para aumentar a mobilidade verde no concelho. A campanha durava até setembro ou até atingirmos as 200 bicicletas, e esse objetivo foi alcançado em metade do tempo previsto”.

Anteriormente, a data-limite desta iniciativa tinha sido estabelecida a 22 de setembro, que coincide com o Dia Europeu sem carros, no entanto, não foi preciso chegar a este prazo porque todas as bicicletas foram entretanto adquiridas.

Para a compra de uma das 200 bicicletas, comparticipada pela Câmara Municipal de Almeirim, os interessados tinham de pedir e preencher um formulário, a entregá-lo online ou no Gabinete de Apoio à Vereação, algo que não impediu os habitantes do concelho de aderir em grande e contribuir para um meio mais verde, e com menos automóveis e poluição do ar.

Um excelente exemplo de iniciativa que promove, cada vez mais, uma mobilidade sustentável. A ação teve um impacto tão positivo que a autarquia conta repetir o Programa em 2023.