Algarve com ações que reduzem a pegada ecológica

piscinas-loule-paines-solares-essencia-ambiente

Como forma de reduzir a pegada ecológica e, consequentemente, promover a eficiência hídrica e energética, as Piscinas Municipais de Loulé e as Piscinas Municipais de Quarteira, do Algarve, foram alvo de duas iniciativas de promoção de sustentabilidade ambiental.

AÇÕES EM PROL DE UMA MAIOR SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Nas Piscinas Exteriores de Loulé, a Câmara Municipal procedeu, recentemente, à substituição das eletrobombas dos filtros de água, tornando-as, por um lado, energeticamente mais eficientes e, por outro lado, garantindo melhores condições na qualidade da água deste equipamento.

Já nas Piscinas Municipais de Quarteira, o Município implementou uma central fotovoltaica para autoconsumo, melhorando o desempenho energético e ambiental da instalação. Esta central tem uma capacidade estimada de produção de 165 MWh por ano, permitindo evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 42 toneladas de dióxido de carbono.

Uma vez que a região do Algarve apresenta condições climáticas muito favoráveis, com elevadas horas de sol anuais, a implementação desta central fotovoltaica possibilita a produção própria de energia elétrica – renovável, contribuindo para uma redução substancial da fatura de eletricidade e de emissões de gases com efeito de estufa.

Esta instalação contempla, agora, dois sistemas de produção de energias renováveis, – solar térmico para o aquecimento de águas e solar fotovoltaico para a produção de eletricidade -, seguindo o caminho que o Município de Loulé tem vindo a percorrer no combate às alterações climáticas, materializado no Programa “Loulé Solar” e no Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, o primeiro a ser aprovado no país.

Ações como estas são cruciais para o desenvolvimento sustentável do planeta. Só em conjunto é possível caminhar verdadeiramente num sentido mais verde, equilibrado e ecológico.