A árvore que não tem luz, mas que dá luz. É com este mote que a campanha de Natal da EDP, deste ano, pretende voltar a chamar a atenção para a importância da transição energética e dos benefícios que esta traz às comunidades.
No início deste mês, a EDP instalou na aldeia de Alcorriol uma árvore de Natal feita de painéis solares que capta a energia do sol durante o dia, armazenando-a em baterias, para que, durante a noite, possa iluminar a localidade do município de Torres Novas, no Ribatejo, onde habitam cerca de 300 pessoas.
EDP GIVING TREE
A EDP Giving Tree vai iluminar Alcorriol e levar a magia aos seus habitantes até 11 de janeiro, utilizando apenas eletricidade renovável produzida a partir da energia solar. Ao por do sol, a eletricidade armazenada ilumina um feixe de luz apontado para o céu, que pode ser visto à distância, destacando Alcorriol no mapa daquela região.
No final desta iniciativa, os 45 painéis solares serão doados aos habitantes e infraestruturas municipais numa iniciativa de responsabilidade social, através do programa EDP Y.E.S. – You Empower Society – para continuar a promover a transição para fontes mais sustentáveis de energia e para que a comunidade possa aproveitar os seus benefícios.
A EDP já tem uma história com a aldeia de Alcorriol, onde tem desenvolvido iniciativas de voluntariado no âmbito das suas Semanas de Energia: este ano, a EDP criou uma verdadeira ligação com a comunidade, através de uma transformadora iniciativa de voluntariado e de impacto e continuidade. Com o parceiro de reabilitação de edifícios Just a Change, os voluntários EDP recuperaram um espaço que serve a comunidade, deram aulas de literacia energética a estudantes de Alcorriol e dinamizaram várias atividades com crianças e idosos da aldeia.
A responsabilidade social faz parte do ADN da EDP – em 2022, a empresa lançou uma campanha de marca, reciclando mupis de campanhas anteriores, onde foram recortadas formas natalícias pelos colaboradores dando uma nova vida a cada um deles, trazendo a magia do Natal ao país numa rede de mupis nacional. Com esta campanha, a EDP pretendia chamar a atenção para a necessidade de evitar o desperdício e promover a circularidade. Este ano, enquadrado na sua assinatura de marca “Nós escolhemos a terra”, a Árvore de Natal Solar – Giving Tree reforça a importância do trabalho para a transição energética e o potencial da energia solar.
Estas iniciativas reafirmam o posicionamento estratégico num caminho para uma transição energética justa e sustentável, um caminho ainda esta semana reconhecido pelo índice de Sustentabilidade Dow Jones, que voltou a classificar a EDP como a elétrica número um do mundo.