Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Aldeia na Índia funciona 100% a energia solar

india-energia-essencia-ambiente

Uma aldeia na Índia está a funcionar exclusivamente a energia solar. Com cerca de 6.500 habitantes, Modhera, tem mais de 1.300 painéis solares nos tetos das casas e nos edifícios públicos. O estado compra a eletricidade excedente que é produzida e essa é mais uma fonte de rendimento para os moradores. Em visita à Índia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, visitou este projeto modelo e não deixou de elogiar os moradores por esta mudança verdadeiramente sustentável https://essenciacompleta.pt/service/comunicacao-e-educacao-ambiental/ referindo que “não está apenas a mudar a vida da comunidade, mas também é útil no combate às mudanças climáticas”.

ENERGIA RENOVÁVEL AJUDA VÁRIAS FAMÍLIAS EM MODHERA NA ÍNDIA

Além de permitir que os moradores de Modhera usem aparelhos elétricos para tornar a vida mais confortável, sem se preocuparem com a conta de eletricidade, a conversão para uma fonte de energia limpa e renovável também se está a tornar numa fonte de rendimento.

Ashaben Mahendrabhai mora com o seu o marido e com os seus dois filhos e refere que a conta de eletricidade da sua quinta costumava ser muito alta, mas desde a instalação solar estão a economizar bastante e a vender o excesso de eletricidade à rede. A mesma refere que “quando a equipa do projeto nos procurou pela primeira vez com a ideia de energia solar, não entendemos o conceito, então recusamo-nos a instalá-lo. Não éramos alfabetizados para entender o que era a energia solar e tínhamos pouco conhecimento sobre ela. Mas, lentamente, a equipa nos fez entender o conceito e as vantagens da energia solar, como economizar eletricidade e dinheiro, então nos interessamos”.

Já Gadvi Kailashben, agricultor em Modhera, refere que os painéis solares trouxeram o alívio necessário nas suas despesas domésticas. “Antes, quando a energia solar não existia, eu tinha que pagar uma quantia enorme pela conta de luz. No entanto, com a instalação do solar, a minha conta de luz agora é zero”. Referindo que com o dinheiro extra consegue poupar e usar para as despesas diárias da casa e para a educação dos seus filhos.

António Guterres afirma que “a energia solar está a transformar a vida das pessoas desta vila, tornando-a mais saudável, dando-lhes mais prosperidade, mas, ao mesmo tempo, contribui para salvar o nosso planeta das mudanças climáticas que ainda andam sem controlo”.

Segundo o diretor Administrativo da Gujarat Power Corporation Limited, Vikalp Bhardwaj, a iniciativa funciona como uma inspiração para outras cidades na Índia, referindo que “outras vilas podem adotar esse modelo para se tornarem autodependentes e autossuficientes nas necessidades energéticas”.

Com uma grande variedade de painéis solares nos telhados das casas, nas escolas, prédios de serviços públicos, estacionamentos e até mesmo nas instalações do Templo do Sol, Modhera espera que este projeto forneça aprendizagem para resolver alguns dos problemas atuais associados às energias renováveis. Desta forma, se o projeto se mostrar economicamente viável, o plano irá ser replicado em outras áreas rurais de Gujarat.