Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

AIMMP promove I&D e a aplicação de boas práticas no tratamento da madeira resinosa

aimmp-praticas-sustentaveis-essencia-ambiente

No sentido de melhorar a eficiência e eficácia do tratamento de madeiras resinosas, a AIMMP, Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, está a promover um projeto de investigação. Este, visa evidenciar e validar a eficácia do tratamento de madeira de resinosas por impregnação sob vácuo e pressão, para eliminação do nemátodo da madeira de pinheiro e outros nematodes. Pretende-se evitar custos desnecessários com o tratamento térmico face à regulamentação atual em que são exigidos dois tratamentos.

O projeto conta com a colaboração de uma empresa portuguesa de consultoria especializada em tecnologia da madeira. A Lenhotec Lda, com a Universidade de Coimbra e com um conjunto muito representativo de empresas do subsetor de impregnação de madeira.

Os intervenientes e investigadores do projeto acreditam que é possível demonstrar que o tratamento por impregnação sob vácuo e pressão é suficiente para a eliminação do NMP e outros nematodes. Encontra-se em curso a realização das atividades científicas indispensáveis à validação desse tratamento.

O reconhecimento pela FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations e adoção pela União Europeia constituem o corolário final deste trabalho que permitirá às empresas europeias tornarem-se mais competitivas a nível mundial.