“Separar as Águas” é o mote da campanha da Águas de Barcelos que tem como objetivo alertar para os problemas das águas da chuva e dos esgotos, uma vez que são águas que têm de estar separadas.
“É bom para o ambiente, é seguro para nós!” é o alerta que a Águas de Barcelos deixa à comunidade. As ligações das redes de águas da chuva das habitações à rede pública de saneamento são ilegais e perigosas, e para além de serem prejudiciais para o ambiente podem causar graves problemas em casa.
CONSEQUÊNCIAS PARA O AMBIENTE E PARA A SAÚDE PÚBLICA
A água do esgoto, quando ligada indevidamente a uma rede de drenagem pluvial, em vez de ser tratada é lançada diretamente para os rios e mar, tendo consequências catastróficas para tanto para o ambiente como para a saúde pública.
Em contrapartida, a água das chuvas quando ligada indevidamente à rede de esgotos, podem causar inundações e retorno dentro das habitações, com caixas de saneamento a transbordar de água suja.
HÁBITOS QUE PROMOVEM QUALIDADE DE VIDA
A Águas de Barcelos alerta para a importância de num dia de chuva abrir as tampas de esgoto para verificar se corre água limpa da chuva. Se isso acontecer é porque a ligação está incorreta, pelo que se deve de imediato proceder à resolução do problema através de apoio técnico.
Promover hábitos sustentáveis para uma melhor gestão das águas torna-se primordial para a sustentabilidade ambiental do planeta. Só com um esforço coletivo é que conseguiremos salvar as próximas gerações das problemáticas ambientais atuais.