Procurar
Close this search box.

Ocupando apenas 2% da superfície terrestre, 25 cidades produzem metade das emissões de CO2

cidades-emissões-poluentes-essencia-ambiente

De acordo com o estudo ambiental publicado pela Frontiers, realizado em 167 cidades do mundo, 25 destas grandes metrópoles produzem mais de metade dos gases com com efeito de estufa. O estudo demonstra, ainda, que estas 25 cidades ocupam apenas 2% da superfície terrestre, mas mesmo assim são as grandes responsáveis pela crise climática.

A investigação tinha como propósito monitorizar a eficácia das medidas de redução de emissões das cidades, pois as cidades na Europa, Austrália e Estados Unidos tiveram emissões per capita significativamente mais elevadas do que cidades em zonas geográficas menos desenvolvidas, sendo a energia e transportes os maiores causadores de emissões.

RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO

O estudo demonstrou que tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento há cidades com elevadas emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Xangai e Tóquio são emissoras destacadas.

O mesmo revelou, ainda, que os níveis de emissões de GEE aumentaram e diminuíram entre as cidades entre 2012 e 2016. Durante este período, as cidades com maior redução de gases com efeito de estufa foram Oslo, Houston, Seattle e Bogotá e as que tiveram um maior aumento foram Rio de Janeiro, Curitiba, Joanesburgo e Veneza.

Os investigadores concluíram que apesar das cidades terem estabelecido metas de redução de gases com efeito de estufa, ainda estão longe de atingir os objetivos do Acordo de Paris. Desta forma, sugerem que os principais países emissores sejam identificados para ser possível a criação de estratégias de redução, de forma a defender as cidades e promover as metas ambiciosas de redução.